Resultado Encceja 2020 – Consulte seu resultado na prova!

Resultado Encceja 2020 – O Exame de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é aplicado todos anos e serve para quem ainda não tem o certificado de ensino fundamental o médio e já ultrapassou a idade convencional.

Os conteúdos solicitados na prova do Encceja são os da Base Nacional Comum e quem a organiza é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Se o participante do Encceja consegue a nota mínima, o Ministério da Educação concede um certificado. E ele tem a mesma validade que o certificado conseguido ao final do ciclo escolar.

Resultado Encceja 2020

O resultado da prova de certificação de competências é publicado no site do INEP. Mas ainda não existe informação referente à edição de 2020.  Atualmente, as pessoas só encontram dados sobre a prova de 2019, que será aplicada no segundo semestre.

Os resultados para a prova de 2020 serão publicados somente no final do próximo ano. Vários sites, além do INEP, liberam gabaritos do Encceja na Internet, mas é claro que a sua confiabilidade não é total.

Além disso, o resultado em si só pode ser comunicado pela aplicadora oficial.

Resultado Encceja 2020

Quando sai o Resultado?

As datas de resultado do Exame de Certificação de Competências de Jovens e Adultos são inseridas no cronograma publicado pelo INEP. Deve-se acessar o site do Inep e clicar depois em “Orientações ao Participante”.

Na parte final da página, os inscritos veem a palavra “Cronograma” e alguns cards com datas relevantes; o último é “Divulgação dos resultados” e, quando se aproximar a data definida, o INEP a inserirá ali.

Além disso, veja aqui tudo sobre as Provas do Encceja!

Como Consultar o Resultado do Encceja 2020

Na data definida pela Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o participante do Encceja tem de acessar a página fornecida acima e clicar em “Página do Participante”. Em seguida, logar-se no sistema com a senha cadastrada na inscrição.

Como solicitar o Certificado do Encceja

O certificado do ensino fundamental ou médio não é entregue ao estudante apenas por ele ter feito a prova do Encceja. Uma vez aprovada, a pessoa tem de contatar os Institutos Federais de Educação para pedir o documento. Além deles, a Secretaria Estadual de Educação também é autorizada a preparar o certificado.

Importante mencionar que o participante do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos escolhe o emissor do seu certificado assim que se inscreve. Por isso, é necessário que ele procure informações sobre os órgãos em questão enquanto estiver preenchendo seus primeiros dados.

Essa escolha é realizada na parte “Instituição Certificadora”; primeiramente, o inscrito clica no seu Estado e depois encontra todas as instituições do ensino que podem emitir seu certificado.

Logo depois que o resultado do Encceja for publicado e a pessoa confirmar sua aprovação, deve ligar para a instituição certificadora escolhida e pedir o seu certificado. Uma opção é recorrer ao site da certificadora para fazer a solicitação. Importa esclarecer que pode demorar alguns meses para que o certificado seja entregue ao cidadão aprovado.

Veja aqui como fazer a Inscrição no Encceja!

Gostou? Então avalie esta matéria

Use as estrelas para avaliar

Classificação: / 5. Contagem: