Redação Encceja 2020 – Veja como fazer uma redação nota máxima!

Redação Encceja 2020 – Uma das provas desenvolvidas e aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é o Encceja. Assim, seu intuito é dar uma chance às pessoas que perderam o período de estudos do ensino fundamental ou médio. Já que esses indivíduos não obtiveram o certificado no devido período, podem consegui-lo pela nota no Encceja.

O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos tem uma edição todos os anos e os seus conteúdos são os mesmos ensinados na educação básica. Dessa forma, a redação também faz parte das exigências, já que é trabalhada na escola.

Redação Encceja 2020

O tipo de texto pedido no Encceja é o argumentativo. Que também é a escolha de muitas universidades em seus vestibulares e do próprio ENEM. A funcionalidade do texto argumentativo é mostrar diversos argumentos referentes a certo assunto, mas conservando a imparcialidade.

Publicidade

O INEP costuma pedir que a redação do participante tenha de 25 a 30 linhas, fornecendo uma área para rascunho. A redação do Encceja deve ter um título. E este, certamente, ter a devida relação com o assunto abordado na argumentação.

Veja aqui como consultar o Gabarito Encceja!

Redação Encceja 2020

Tema da Redação Encceja

O Exame de Certificação de Competências de Jovens e Adultos utiliza assuntos atuais como tema das suas redações. Dessa forma, o aluno não deve restringir o seu estudo às matérias da Base Nacional Comum. Mas ter atenção aos assuntos que estão sendo apresentados nos jornais.

Se as pessoas inscritas ao Encceja 2020 analisarem os temas usados nas provas dos anos anteriores, notará que os assuntos escolhidos pelo INEP estavam em bastante evidência nos meses anteriores ao exame. Em 2017, por exemplo, a temática era a vacinação e o que ela representa para a saúde.

Há muitos assuntos que podem ser usados na redação do Encceja no próximo ano, mas dois são mais prováveis. O primeiro é a posse e o porte de armas, altamente discutidos por causa dos recentes decretos emitidos pelo presidente Jair Bolsonaro.

O segundo assunto mais provável para a prova do Encceja é a violência contra a mulher, admitindo que todos os dias são veiculadas notícias sobre o que foi batizado de feminicídio.

Exemplos de Redação Encceja

As melhores redações respeitam a estrutura da dissertação ou argumentação. Nessa estrutura, quatro parágrafos representam um bom tamanho para o texto: no primeiro, o participante tem de explicar, com dados verdadeiros, o assunto que vai abordar.

Nos dois próximos parágrafos, o inscrito no Encceja 2020 deve mencionar quais são as possíveis opiniões sobre o tema, lembrando de nunca utilizar marcadores linguísticos da primeira pessoa. Já no último parágrafo, deve-se mostrar uma proposta de solução.

Dicas de como fazer uma boa redação!

Há dois passos básicos para a redação do Encceja merecer a nota máxima: não fugir do assunto solicitado (além de demonstrar ter conhecimento real sobre ele) e escrever com coerência e coesão. Para isso, deve-se saber criar uma sequência de ideias e fazer uso acertado da organização do texto.

Além disso, veja também tudo sobre as provas do Encceja!

Gostou? Então avalie esta matéria

Use as estrelas para avaliar

Classificação: / 5. Contagem: