Prova Encceja 2020 – Como Funciona?

Prova Encceja 2020 – Comprovar a escolaridade básica é uma necessidade de todos os que desejam concorrer a uma vaga na universitária.

Contudo, nem sempre isso é possível: há pessoas que saem do ensino fundamental ou médio antes de concluir esse nível.

Em situações assim, ainda se pode usar o Encceja para obter uma certificação de escolaridade e vale a pena iniciar a reparação para a edição de 2020.

Encceja 2020

O nome oficial dele é Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Quem cria toda a prova é o Ministério da Educação e todas as pessoas podem se inscrever.

Assim, uma vez tendo bom resultado, o participante recebe o certificado do nível que está faltando.

Caso a pessoa precise de dois certificados, no entanto, ela terá de fazer a prova de 2020 e, depois, fazer outra prova no ano seguinte ou quando desejar.

Sendo assim, não dá para o cidadão fazer mais de uma prova no mesmo ano.

Quem pode fazer o Encceja 2020?

O Encceja é liberado a todos os cidadãos que não tenham o nível básico de escolaridade completo, ou seja, que não tenham finalizado o ensino fundamental ou médio.

Assim, cabe especificar que isso significa ter abandonado a escola: em situações nas quais o certificado de escolaridade simplesmente foi extraviado, o melhor caminho é entrar em contato com a escola.

Se ela não existir mais, coisa que pode acontecer, o cidadão deve buscar a Diretoria de Ensino do seu município a fim de solicitar o documento.

A fim de realizar a prova visando o certificado do ensino médio, a pessoa deve ser maior de idade. Já a fim de realizar a prova visando o certificado do ensino fundamental, deve-se possuir 15 anos mínimos.

Prova Encceja 2020

Calendário da Prova

O Ministério da Educação ainda não publicou nenhuma informação relacionada ao Encceja de 2020 e isso porque a pasta ainda está tratando da prova do ano de 2019.

Conteúdo da Prova

Como o Exame de Certificação de Competência de Jovens e Adultos visa comprovar que a pessoa conhece os conteúdos do ensino fundamental ou médio, é claro que a prova trará perguntas sobre as disciplinas da Base Nacional Comum.

Quem precisa do certificado para o ensino médio precisa estudar o seguinte:

  • Matemática e Suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias;
  • Redação

No caso de o participante desejar o certificado do ensino fundamental, os conteúdos necessários são:

  • Língua Estrangeira Moderna e Língua Portuguesa;
  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Artes;
  • História e Geografia;
  • Redação;
  • Educação Física

Como fazer uma boa prova do Encceja

O fato de os participantes não estarem competindo por vagas na universidade não torna essa prova mais simples. Por isso, quem se inscreve para o Encceja de 2020 deve estudar todo o conteúdo do ciclo do qual deseja o certificado.

Deve-se buscar as provas do Encceja dos anos anteriores e é primordial responder ao máximo de exercícios de fixação que o estudante puder, além de exercitar sua escrita.

Veja aqui como fazer a Inscrição no ENCCEJA!

Gostou? Então avalie esta matéria

Use as estrelas para avaliar

Classificação: / 5. Contagem: