Como Solicitar a Isenção ENEM 2020? Veja Agora!

Isenção ENEM 2020 – O Enem é principal forma que os estudantes brasileiros têm para ingressarem no ensino superior. Isso porque as maneiras de ingresso na academia se modificaram com o tempo.

Dessa forma, o antigo vestibular aos poucos foi se tornando mais raro.

E assim, o Enem começou a ser aderido pelas instituições de ensino superior ao redor do Brasil. Mais precisamente a partir do ano de 1998 o Enem começou a ser implementado no Brasil.

Publicidade

Nesse sentido, o Enem possui muitas particularidades e não pode ser comparado às formas de vestibular tradicional.

Uma particularidade do Enem é a isenção de taxa para fazer a prova, e é exatamente sobre isso que vamos falar sobre hoje.

Continue lendo e confira tudo o que preparamos para você sobre a taxa de isenção do Enem 2020.

Isenção ENEM 2020

Taxa de isenção é o documento que permite que alunos de baixa renda possam fazer a prova do Enem sem precisar realizar o pagamento da taxa cobrada.

De acordo com o órgão realizador do exame, os alunos que não se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica devem realizar o pagamento da taxa para que possam realizar a prova.

Assim, esses estudantes deverão pagar uma taxa correspondente à R$ 90,00.

Utilizando a taxa de isenção, os estudantes de baixa renda poderão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio e disputar uma vaga em uma instituição de ensino superior, seja pública, através do SISU, seja particular através do ProUni ou FIES.

Isenção ENEM 2020

Quem pode pedir a isenção do ENEM?

A taxa de isenção é destinada a todos os estudantes de baixa renda que cursam o terceiro ano do ensino médio e desejam realizar a exame nacional. Estudantes que não se encontram em situação de baixa renda deverão realizar o pagamento da taxa cobrada para poder fazer a prova, a taxa corresponde à R$ 90,00.

Como solicitar a isenção ENEM 2020?

A fim de você fazer a solicitação da taxa de isenção, será necessário que você visite o site oficial do exame e realize a solicitação de isenção no período estipulado pelo órgão responsável pela prova. Portanto, confira o passo a passo que você deve seguir para poder solicitar a isenção:

Passo a Passo

  1. O primeiro passo e mais importante é visitar a página do INEP. Já que lá você terá acesso ao portal de solicitação da taxa de isenção.
  2. Na página, você deverá escolher a opção “Acesse o sistema de Isenção”.
  3. Em seguida, preencha normalmente, com o seu CPF e data de nascimento. Depois selecione a figura mostrada e envie. Após isso, você deve concordar com os termos e condições do site.
  4. Então, basta você preencher o questionário necessário, com suas informações econômicas. Devidamente preenchido, você deve enviar a solicitação e aguardar o resultado.

Inscrição ENEM 2020

Após solicitar a taxa de isenção, pouco tempo depois será aberto o período de inscrição do ENEM. Na inscrição você também deverá preencher informações importantes.

Assim como: se você prefere ser chamado por nome social, se possui alguma necessidade especial, sua nacionalidade, naturalidade, cor e assim por diante. Feito a inscrição e aprovada, basta comparecer ao exame no dia e hora marcada.

Veja aqui tudo sobre o edital do Enem!

Gostou? Então avalie esta matéria

Use as estrelas para avaliar

Classificação: / 5. Contagem: