Consulta ao Local de Prova Encceja 2020

Local de Prova Encceja 2020 – O Ministério da Educação oferece a todos os cidadãos uma segunda chance para obter seu certificado de escolaridade. É só participar do Exame de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Essa é uma prova preparada todos os anos e quem não acabou o ensino fundamental ou médio no período adequado pode se inscrever.

Caso esses participantes tenham a partir da nota mínima, eles recebem o diploma do ensino fundamental ou médio. Dependendo da prova para a qual se inscreveram.

Publicidade

Local de Prova Encceja 2020

Os participantes do Encceja 2020 fazem a prova em locais próximos à sua casa. Quando a pessoa se inscreve, coloca o seu endereço e o MEC seleciona algum centro aplicador próximo.

Os cartões de confirmação são mandados aos participantes uma semana antes da prova ou até com mais antecedência.

Além dos Correios, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publica os cartões de confirmação. Isso não deixa que o participante perca o Encceja 2020 porque não sabia o lugar de prova.

Local da Prova Encceja 2020

Consulta ao Local da Prova Encceja 2020

O inscrito que não recebe o cartão de confirmação pode ver seu lugar de prova no site do Inep. Assim, basta:

  • Primeiramente acesse este link: enccejanacional.inep.gov.br/encceja
  • Em seguida clique na opção “Página do participante
  • Logo depois, insira a senha e o CPF do participante. Com relação à senha: o site do INEP solicita que o indivíduo crie uma quando faz sua inscrição à prova
  • E então, com o login na “Página do participante”, pode ver facilmente o endereço de aplicação do Encceja 2020

Alterar Local da Prova

Quem se inscreve no Exame de Certificação de Competências de Jovens e Adultos pode mudar o local onde faz a prova, no caso de isso ser estritamente necessário. Todavia, o INEP tem um período específico para essa mudança de local: em 2019, por exemplo, essas alterações foram possíveis em abril.

Dia da Prova Encceja 2020

O Ministério da Educação está envolvido inteiramente com a prova do Encceja de 2019, que será no mês de agosto. Sendo assim, quem está interessado na edição de 2020 ainda terá de aguardar até o começo do próximo ano para fazer suas inscrições.

Uma dica a quem ainda terá de esperar a prova de 2020 é se basear na prova de 2019 a fim de estudar. Assim, o site do INEP tem uma área chamada “Orientações ao participante”. Mas, na realidade, são orientações a todos os interessados no Encceja.

Quem prestará a prova de certificação no ano que vem pode se familiarizar com essas orientações. Inclusive com explicações sobre os certificados concedidos. A mesma página do INEP tem a prova do ano anterior. E ela é muito importante a quem está estudando.

No ano que vem, o Inep publicará a prova de agosto de 2019. Navegando pela rede, os inscritos encontram provas do Encceja um pouco mais antigas também e vale a pena respondê-las a fim de identificar pontos de dificuldade.

Veja aqui tudo sobre a Prova do Encceja!

Gostou? Então avalie esta matéria

Use as estrelas para avaliar

Classificação: / 5. Contagem: